Resenha: Extraordinário

capa-extraordinario_frente (1)Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Minha avaliação: 10/10

Resenha:

Extraordinário conta a história de August, um garoto que nasceu com uma síndrome genética a qual o causou uma deformação facial, mas se não fosse por essa diferença física, Auggie, como também é conhecido pela sua família e amigos, seria um garoto comum como qualquer outro.

“Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão.” 

Tudo começa a se desenvolver quando os pais de Auggie decidem que está na hora dele entrar na escola e começar a enfrentar o mundo. Inicialmente, Auggie resiste, mas depois acaba cedendo. O livro fala sobre toda sua adaptação na escola Beecher Prep, suas novas amizades e todas as batalhas que ele terá que enfrentar. A história é dividida em várias partes, todas narradas em primeira pessoa, mas cada uma por um personagem, e é muito interessante saber o ponto de vista de cada um em relação ao mundo ao redor de Auggie.

Adorei o livro e adorei a forma como a autora aborda o tema principal, o bullying. Auggie, apesar de ser apenas uma criança, tem que lidar com todo preconceito  e discriminação das pessoas ao redor dele, e isso faz com que ele seja um personagem muito forte. É muito triste saber que o que está ali escrito pode ser real, que existem adultos e crianças malvadas, mas é bom saber que existem pessoas gentis, que não ligam para a aparência e se importam com o coração. E mesmo com algumas atitudes que algumas crianças tomavam em relação à Auggie, eu tinha que lembrar que crianças são só crianças. Auggie era amado, amado pelos seus pais super protetores, por sua irmã, Via, por seus amigos, Jack e Summer, pela melhor amiga de sua irmã, Miranda, e por sua cadelinha, Daisy.

Não consigo imaginar uma palavra melhor para descrever esse livro do que a palavra Extraordinário. Devorei o livro em 2 dias, e só não foi em 1 pois tive que parar para resolver algumas coisas. Esse livro é daqueles que você ler um capítulo e pensa “só mais um”, e vai lendo até seus olhos ficarem cansados. Não chorei, tenho que confessar, mas foi uma das melhores leituras do ano, fechei com chave de ouro. Me apaixonei pela doçura e inocência de Auggie, e fico imaginando como alguém pode julgar tanto uma pessoa pela aparência. Recomendo para todos aqueles que são Extraordinários.

Perdoem-me se a resenha não ficou tão boa, ainda estou aprendendo e vocês não sabem (ou podem até saber) o quanto é difícil escrever sobre um livro que eu gostei de verdade, não conseguia encontrar as palavras certas.

Beijos e até a próxima!

Assinatura

Anúncios

10 thoughts on “Resenha: Extraordinário

  1. ★。˛ °.★** ˛. LUZ!
    ˛ °_██_*。*./ \ .˛* .˛. PAZ!
    ˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. *AMOR!!!
    .°( . • . ) ˛°./• ‘♫ ‘ •\.˛*./______/~\
    *(…’•’.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|
    ¯˜”*°••°*”˜¯`´¯˜”*°••°*”˜¯`´¯˜”*°
    Que seu ano
    seja cheio de surpresas boas
    e conquistas
    muitas realizações para você
    e sua familia.
    Te desejo saúde, sucesso e muito amor!!
    http://www.coisasdeladdy.com

  2. Aaaaaaaaaah esse livro!!!
    Tbm foi uma das minhas melhores leituras do ano de 2013.Sempre indico esse livro, acho q tds deveriam ler e tentar mudar seus conceitos.. Depois q o li e vi o ponto de vista de Aggie, consgui entender melhor o q passa uma pessoa com deficiencia e tals.. Eu amei esse livro e é realmente extraordinário!
    Aaah e sua resenha está ótima… fica tranquila!
    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    • Obrigada 🙂
      Achei muito legal saber o ponto de vista da pessoa que está passando pela situação.
      Geralmente a gente acha que sabe o que a pessoa está sentindo, mas não sabe de verdade.
      Beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s