Resenha: Garota Replay

Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também…

Autor: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144
Ano: 2012
Minha avaliação: 7/10

Resenha:

Thizi é uma garota de 20 anos, que cursa administração, namora o Tadeu, seu melhor amigo se chama Tito, mora com sua empregada Nil, que já está com ela desde quando ela tinha 5 anos, num apartamento de frente para o mar na Barra da  Tijuca. Ela sente falta de seus pais que vivem viajando ao redor do mundo e só passam 2 meses por ano com ela, apesar de sempre dizer que já está acostumada com isso.

A história realmente começa quando Thizi descobre que seu namorado estava a traindo, depois de uma amiga dela mostrar as fotos do Tadeu beijando outra garota numa boate. Thizi fica atormentada com a descoberta e quando tudo parece já estar ruim o suficiente, ela fica sabendo que Tadeu deu um soco no nariz de Tito e, para ela, isso foi a gota d’água. Com Tito chateado e sem querer falar com ela, Thizi se sente confusa e resolve sair de casa para colocar os pensamentos em ordem. Quando Thizi chega numa boate, ela se depara com uma garota igual à ela, não parecida, mas totalmente igual.

Como se já não bastasse a traição no namorado e o afastamento do seu melhor amigo, uma garota que poderia ser sua Replay
aparece na sua frente. Perguntas e mais perguntas começam a surgir na sua mente… Será que ela teria uma irmã gêmea que não conhecia? Que segredos sua Replay estaia guardando? Será que seus pais sabiam de algo? Agora Thizi terá que descobrir que é essa garota e solucionar os problemas dos seus relacionamentos com Tadeu e Tito.

Vou começar dizendo que não gostei muito de Thizi, achei ela muito superficial, as vezes ela me passava a impressão de que o que importa é a beleza exterior. As 100 primeiras páginas são muito clichês, ela passa mais da metade do livro falando o quanto Tito é importante para ela, dizendo que ele era seu melhor amigo, e que ela deveria terminar com Tadeu, o que tornou o livro um pouco chato e repetitivo. Algumas vezes eu acabava esquecendo que a Garota Replay existia, pois Thizi agia como se terminar seu relacionamento com seu ex fosse mais complexo do que descobrir o motivo de uma garota que é a sua cara está andando por aí, como se isso fosse algo que pudesse, simplesmente, ficar em segundo plano.

O que me surpreendeu foram as últimas 40 páginas, e foram elas que me fizeram gostar do livro. Pelo andar da carruagem, achei que a história não terminaria daquele jeito, não imaginaria um final tão diferente. Saber quem era a Replay, o porque dela está ali, e se havia veracidade nos fatos, foram o que me deixaram feliz por não ter abandonado o livro. Não estou querendo falar muito para não dar spoiler, mas eu gostei do final, achei muito bem pensado e compensou as outras páginas de mesmice.

Se você estiver curioso para saber quem é a Replay, não estiver com uma lista enorme de leituras pendentes, e gostar de livros voltados para o público infanto-juvenil creio que vale a pena lê-lo.

Beijos!

Assinatura

12 pensamentos sobre “Resenha: Garota Replay

  1. Lembro que na época do lançamento fiquei com vontade de ler esse livro, mas acabei lendo algumas resenhas bem negativas que me desestimularam. O que ponto que mais me desinteressou foi exatamente o que você citou: a protagonista é superficial a maior parte do livro.

    Acho que o me deixa indecisa é a vontade de descobrir sobre a replay, isso sem spoilers.

    Beijos.
    http://vidadebookaholic.com

    • Se você se interessou, leia. Acho que mesmo que você não goste tanto, vai valer a pena.
      Esse livro é gostosinho de ler, apesar de ser clichê. E o final é interessante.
      Beijos!

Deixe um comentário